Os Bancos começaram a anunciar os resultados do exercício de dois mil e seis.
Não que para mim seja algo de importante, uma vez que não tenho um único cêntimo investido num banco, mas sugiro que estejam alerta para estes números, pois vamos ouvir vários vezes o anúncio de milhões de euros, mesmo que se trate de um simples banqueta de vão de escada…
Estes anúncios devem ser relacionados com as informações divulgadas a semana passada por um relatório qualquer com origem na EU sobre o custo da actividade bancária para os portugueses que têm o seu dinheiro à guarda de qualquer banco.
Parece que os custos das operações bancárias em Portugal não têm paralelo ou semelhança com as praticadas por essa Europa fora.
Somos naturais de um País falido; somos residentes mais falidos ainda… pelo menos uma larga percentagem, porque uma bem pequena tem mais guita que a sua congénere europeia, mas isso não invalida que o pudor do capital em Portugal ande pelas ruas da amargura…
Bem poderíamos pensar que o capital deveria comportar-se da mesma maneira em qualquer país onde esteja implantado, mas a realidade é que o capital em Portugal porta-se de maneira diferente como que a dizer que o comportamento não é do capital mas dos capitalistas ou dos gestores dos capitalistas a exercerem em Portugal…
Então não é o capital que suga a guita aos portugueses praticando taxas e comissões como não se vê na Europa e como se se tratasse de um País senão rico, pelos endinheirado.
São as pessoas que gerem esse tal capital os entes que rendibilizam o dinheiro em Portugal ao ponto de atingirem níveis de lucros nunca vistos na nossa curta história de País Capitalista.!!!
Se o capital adopta comportamentos ditos normais nos países parceiros da EU, quais serão as razões profundas do seu comportamento em Portugal?
Será que está na natureza, isto é, será que está na maneira de ser portuguesa a inevitabilidade de governação sem um ditador a fixar preços para tudo e para mais alguma coisa?
Será que não somos capazes de praticar a tão apregoada lei do mercado vendo a concorrência entre operadores e empresas a culminar em benefício dos consumidores?
Pois… se eu posso ganhar 100 numa hora por que raio de lei do mercado me limito a ganhar 90 num dia?
Um dia … qual a diferença entre o Governo aumentar os impostos para ter mais dinheiro e os bancos aumentarem as comissões para terem mais lucros?
Para isto não é preciso ser gestor…
Para isto só é preciso ter poder… e pouca vergonha…
Sem comentários:
Enviar um comentário