31.7.06

Reportagem

A desgraça e a miséria são uma dádiva de Deus para os jornalistas.
Se não, vejamos: já se lembraram de contabilizar o número de horas de “informação”, de “reportagem”, de “opiniões” e de “comentários” sobre o conflito do médio oriente nos seis canais de tv? E nós rádios? E nos jornais?
Comparado a isto só a campanha da Selecção Portuguesa de Futebol no Campeonato do Mundo da Alemanha.
Depois a maravilha de tudo isto é que só vimos o que de mais porco se verifica por lá, como se os jornalistas nada mais fossem que chacais à solta ou nada mais pudessem ser que enviados especiais da desgraça humana.
Mas eles gostam, de tal modo que não chega estar presente apenas um, uma vez que a grandiosidade do acontecimento exige muito mais recursos humanos. Daí que estão aos pares, aos trios, na frente de um lado, na frente de outro lado e ficam um tanto ou quanto chateados e aborrecidos quando não podem ir ao meio…
De vez em quando temos momentos fabulosos de reportagem…
Outro dia fiquei totalmente estarrecido e profundamente chocado quando tive a oportunidade de ver uma reportagem da tv pública sobre a descida das escadas da respectiva repórter para ir entrevistar o pessoal que se encontrava nos abrigos…Santa Maria dos Aflitos !!! As escadas nunca mais acabavam e ainda por cima havia curvas…”Como é que se sente”… …em segurança, pois claro, não vê que estamos no abrigo…
E aquelas reportagens fabulosas onde podemos admirar, contar e ver o perfeito alinhamento dos sacos de plástico, contendo, suponho, cadáveres de libaneses, dentro das carrinhas…!!!
A verdade é que se os nossos meios de informação, alguns pagos com a guita dos contribuintes, não tivessem enviado os seus enviados especiais ao coração do conflito não tínhamos o privilégio de estar tão bem informados como estamos, graças à voluntariedade e ao estoicismo dos nossos jornalistas.
Um pouco mais de dignidade, não fazia mal a ninguém e podiam continuar a rogar ao deus da guerra que não se lembre de influenciar os judeus no sentido de terminarem a sua acção criminosa…
Lá teriam que voltar a esta parvalheira, ainda por cima quando o pessoal está a banhos…

Sem comentários: