Não pensava escrever nada sobre o assunto, mas achei-o tão interessante que não resisto a deixar aqui a minha enorme admiração por afirmações de tal natureza, que revelam os elevadíssimos conhecimentos técnicos de alguns dos nossos eminentes engenheiros.
Num colóquio realizado num destes dias não bem onde, mas realizado com a participação de gente muito importante, um engenheiro professor do Instituto Superior Técnico terá afirmado que só a construção de uma nova ponte entre Belém e Trafaria é que retirava tráfego à Ponte 25 de Abril na ordem de 30% !!!
Não posso deixar de reconhecer que esta afirmação bombástica vindo donde vem deve merecer o nosso espanto e a nossa devota atenção porque significa o culminar de estudos muito aprofundados sobre o tráfego que diariamente entra e sai da capital, proveniente da margem sul. Digo da margem sul, porque estou convicto que o tráfego proveniente do norte não terá necessitar de atravessar as pontes sobre o Tejo para entrar em Lisboa…
O que mais me admirou não foi ler a nota jornalística da intervenção do professor, mas sim fazer notar que na altura deu-se uma grave omissão por parte de outros eminentes engenheiros professores por não terem levantado a sua voz para afirmar que a construção de uma nova ponte entre Santa Apolónia e o Alfeite retiraria, certamente, mais 20 % do tráfego à Ponte 25 de Abril… Esperava também que depois destas intervenções se levantasse uma pessoa normal e afirmasse que uma outra ponte entre o Terreiro do Paço e Cacilhas ainda retirava mais 15% do tráfego à ditosa Ponte 25 de Abril.
Nessa altura, levantava-me eu e proclamava: "… têm todos muita razão, mas desde que as pontes não tenham portagem…".
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