Um destes dias recebi a factura da EPAL, devidamente detalhada como é habitual, tendo dado uma vista de olhos para me certificar se haveria alguma coisa relacionada com a mudança do contador, recentemente efectuada.
Não vendo nada sobre tal equipamento, dei por mim a olhar para os números constantes da referida factura e decidi fazer umas contas, não de cabeça, mas com máquina de calcular, para ser rápido, certo e sem erros.
A factura referia-se a dois meses, também como é habitual, para que o escândalo não se note tanto. Pois aí vai:
- O custo da água, propriamente dita, representava 32,77% do total da factura;
- A quota de serviço (claro que se trata do aluguer do contador) representava 30,01% do total da factura;
- A participação da Câmara Municipal de Lisboa representava 34,07% do total da factura:
- Desta participação, o Adicional da Câmara Municipal de Lisboa representava 8,69% do total da factura, o Saneamento variável era de 16,44% do total da factura e o Saneamento fixo era de 8,93 % do total da factura.
- O IVA ficava-se por 3,15% do total da factura.
Não é preciso ser muito esperto para concluir que o custo da água na factura da água pouca importância tem para os consumidores, de tal modo que ficamos embasbacados quando temos presente que esse custo é apenas e pouco mais que 30% do total da factura.
Mais embasbacados ficamos quando nos damos conta que o custo da quota de serviço (vocês sabem o que é) é quase o valor da água consumida.
Mais aparvalhados ficamos quando nos apercebemos que o contributo para os cofres da Câmara Municipal de Lisboa dos consumidores de água representa mais que o valor da água consumida.
Será que tudo isto não dá para que os jardins mantenham a relva verde, para que as árvores não morram de sede, para a construção e manutenção de esgotos e de estações de tratamento e até para que as ruas andem normalmente limpas e lavadas…?
Mas agora fico a saber donde provém o dinheiro para pagar tanta rotura e tanta perda de água na rede da EPAL: da Quota de Serviço.
Ainda bem que existe quota de serviço, para que não haja necessidade de cobrar pelo aluguer de um contador durante uma vida inteira…
Ao fim e ao cabo podemos tirar uma importante conclusão: ainda temos a água muito barata…