Foi anunciado o vencedor do prémio do "melhor" canal de informação, promovido por uma organização relacionada com os meios de informação televisiva a operar em Portugal.
Querem uma prova verdadeira da qualidade da informação e do merecimento do prémio?
Pois, aqui vai:
No passado dia catorze de Setembro deste ano da graça, o programa "expresso da meia noite" foi dedicado à discussão da recondução ou não da actual procuradora geral da república, que termina o seu mandato nos primeiros dias de Outubro próximo.
Não vou indicar as minhas leituras sobre as atitudes e posições dos jornalistas coordenadores/moderadores do programa, porque posso, mesmo que involuntariamente, estar a invadir os critérios jornalísticos utilizados, mas tive uma ligeira percepção que se inclinavam com muita dignidade para a recondução da actual procuradora, porque…
Porque sim, dado o seu mandato… etc e tal.
Como habitualmente, no final do programa, é mostrada e lida a primeira página do jornal "expresso", a sair no dia seguinte.
Com coincidência ou sem coincidência e nem de propósito, a primeira página do jornal apresentava a sua grande caixa, revelando que o presidente e o primeiro, isto é, Marcelo e Costa, estavam de acordo com a recondução para novo mandato da actual procuradora geral da república.
Dois, três, quatro dias depois era tornado público o nome da nova procuradora geral da república, que não era o nome da actual.
Na primeira página do jornal "expresso" de vinte e um de Setembro deste ano da graça, constava uma referência a um erro do jornal, remetendo a sua leitura para a página 32!!!.
Informação?
Paixão?
Manipulação?
Critérios jornalísticos?
Enviado do Correio para Windows 10
Sem comentários:
Enviar um comentário