13.8.21

Também

 Para quem não tem tempo, ou melhor, para quem tem o tempo todo ocupado nada restando para qualquer outra coisa, arranjar uns minutos para escrever umas quantas linhas a propósito do que quer que seja, é uma aventura dos diabos. 
É o que sucede comigo: o meu tempo é totalmente ocupado em nada fazer a não o que tenho de fazer para responder à vida que me deram e perante a qual tenho que responder convenientemente. Isto é, conservá-la pelo tempo que me for dado.
Contudo, de vez em quando, um amigo meu dizia sempre " de quando em vez ", e quando assumo o comando do comando deparo-me com coisas que me chamam a atenção e pedem-me umas palavras.
Não daquelas palavras pedidas pelos jornalistas de microfone tipo "como se sente" depois uma vitória do benfica, mas umas palavras escritas a condizer com o tema e que venham a propósito.
Estava eu ocupando o meu tempo vendo e ouvindo a transmissão da volta ciclista a Portugal e a volta à Dinamarca na mesma modalidade.
Ouvindo o comentador ex-ciclista da rtp e o seu ajudante interlocutor jornalista a atirarem-me para os ouvidos a palavra "também" a propósito e a despropósito com uma frequência tal que feria os meus ouvidos, lembrei-me de escutar o comentador do "eurosport" para comparar a frequência do "também".
Conclusão: durante aqueles longos minutos da minha observação a tal palavra nunca  foi ouvida lá para as bandas da Dinamarca enquanto que lá no alto da serra do larouco as vezes eram mais que muitas.
Será que aquele pessoal não se dá conta que a coisa ofende as mais elementares regras gramaticais para além de darem uma estranha sonorização à frase que lhes deveria chamar a atenção.
Porque uma coisa é dizer "eu também gosto da coisa" e outra é "eu gosto também da coisa"!!!
Dito "eu também gosto da coisa" significa pura e simplesmente que eu gosto da coisa e dito " eu gosto também da coisa" dá-me a entender que eu gosto de mais qualquer coisa... sendo que num caso o importante é o verbo e no outro a coisa...
Ao fim e ao cabo, não deixa de ser verdade...
Mas há verbos, advérbios, adjectivos, substantivos, pronomes e etc. com a sua função específica e objectiva
Também... para os comentadores e jornalistas...


Sem comentários: