Hoje não me apeteceu almoçar em casa, porque me apeteceu ir almoçar fora de casa.
Sem pedir licença a ninguém porque não me apeteceu pedir essa licença, lá fui à procura de um almocinho que fosse de cariz popular dada a proximidade da reunião da união das esquerdas.
Querem coisa mais popular que umas pernas de frango grelhadas?
Querem coisa mais popular que uma salada de pepino, de alface e de tomate, muito embora se tenha que reconhecer que quanto ao tomate não se pode dar a primazia às esquerdas unidas, somente por se tratar de qualquer coisa transversal a todo o leque político, independentemente do uso ou do consumo que se lhe dê.
Querem coisa mais popular que um arroz branco, só assim e sem mais nada a não ser a sabedoria da "mechidela"?
E querem coisa mais nobre, mais digna, que não pode ser apropriada pela esquerdas unidas, que um grupo de bons e grandes amigos para se banquetearem com este almoço popular?
Pois assim foi e tivemos todos muita pena que o povo não estivesse ali não porque não lhe apetecesse, mas apenas porque não foi convidado.
No serão tive a oportunidade de constar que afinal o povo não lhe apeteceu estar presente na reunião magna da união das esquerdas, pois a sala, não me pareceu que fosse o Pavilhão Atlântico, estava meio vazia, embora também deva reconhecer que a sala estaria meio cheia, dependendo da perspectiva: se a da união das esquerdas e a dos burgueses, conservadores, direitistas e capitalistas, para além dos revisionistas comunistas e socialistas…
Mas foi um espectáculo bonito: o Manuel Alegre, qual imperador romano com um pau nas costas e a ocupar o espaço de pelos menos dois populares, a distribuir beneplácitos e comendas aos seus súbditos, com o Francisco Louçã a rir-se, qual criança com um brinquedo novo, e a sonhar com a cadeira do poder…
Apeteceu-me imaginar o seguinte cenário com Manuel Alegre em Belém e o Louçã em São Bento ao telefone cada um a fazer a mesma pergunta: Eh pá, e agora quem governa esta porcaria toda? Nós só quisemos unir as esquerdas contra as direitas, mas não era nossa intenção ter que trabalhar… que chatice esta onde me meteste… Deverias ter ido gozar a reforma da Rádio e a da Assembeia…!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário