21.7.22

A "Femicídio"

 Até já poderia ter acontecido há algum tempo, mas foi hoje a primeira vez que ouvi e vi num canal de televisão a palavra "femicídio" para designar o assassinato de uma mulher.
Assim, para haver total coerência na linguagem mais adequada para designar o assassinato de um homem deveria utilizar-se a expressão "machicídio". Assim estaríamos em conformidade com a coisa.
Não sei a origem da expressão nem sequer me interessa saber, pois exemplos semelhantes já temos em abundância na linguagem de todos os dias.
Toda a gente se recorda do Presidente e da "Presidenta", do piloto e da "pilota", do estudante e da "estudanta", do pedinte e da "pedinta", do touro e da "toura", do esperto e da "esperta", etc, etc, etc,...
Já nem me espanta que agora se vá aos extremo de se trocar "sexo" por "género", e mais longe ainda dizer-se  que "masculino" é o sexo de um menino indicado à nascença e "feminino" é o sexo de uma menina indicado à nascença.
Não sei lá muito bem o que isto tem a ver com as alterações climáticas, mas deve haver alguma relação
que os humanos ainda não descobriram, esperando eu que os investigadores e as investigadores se debrucem muito rapidamente sobre este magno problema que começa a preocupar o pessoal sempre sedento de novidades...
 
 

Sem comentários: