Foi dia de dar uma pequena olhadela pela lista de devedores publicada pelo site da Direcção Geral de Contribuições e Impostos. A minha curiosidade era verificar se o meu nome estava ali estampado por obra e graça de uma asneira do computador dos impostos.
Logo que olhei aquela coisa, deduzi que aquilo não se me aplicava, uma vez que começava pelo escalão de dívidas superiores a cinquenta mil euros…
Que diabo!!! Eu não ganho cinquenta mil euros num ano…
Não perdi muito tempo com aquela listagem, porque parti do pressuposto que se tratava de um ensaio e de uma tentativa bacoca para ver se impressionava uns quantos contribuintes e, dessa maneira, fazer com que o Estado recebesse mais umas massas por conta do medo.
Se o Ministro assim pensou, que se desengane rapidamente: esta gente não tem medo dele, como nunca teve medo de outros ministros que passaram e não terão de outros que hão-de vir.
Assim só!!!? Mostrar a todos o nome dos devedores e ficar por aí?
Então o Ministro não sabe se os devedores têm carros de topo de gama? Se têm apartamentos e casas na praia com piscina? E veleiros? E motos de água? E jipes topo de gama? E contas bancárias…
E nada é feito…?
E as empresas devedoras? Por acaso não são conhecidos os sócios? E essas empresas não têm património? E essas empresas não têm licenças para exercício de actividade…
E nada é feito…?
Vá esperando sentado…